As tendências de Logotipos para 2018

Estas dicas podem impactar diretamente no seu objetivo de comunicação. Então mergulhe de cabeça nesse post, pois temos a certeza que será útil para você!

Os logotipos sempre apresentam novidades acompanhando a evolução do design, por isso vamos te deixar por dentro das tendências de logos para 2018!

Estas dicas podem impactar diretamente no seu objetivo de comunicação. Então mergulhe de cabeça nesse post, pois temos a certeza que será útil para você! :)

 

Logotipos Monotom

Já sabemos o avanço do minimalismo nos traços, mas ele também está influenciando diretamente na psicologia das cores, dando vida a marcas sendo extremamente objetivas em sua comunicação.

Aposto que você teve a sensação clara de luxo e sofisticação ao ver os produtos da Lui, e é exatamente por isso que o esquema foi escolhido: para garantir que não haverá erro na transmissão da mensagem da marca!

É o mesmo princípio de um projeto de sinalização: a X é amarela ou vermelha para dar a sensação clara de perigo (que não deve ser discutida), assim como gostaríamos que as associações dos logos fossem igualmente claras.

Além de ser extremamente assertivo na comunicação, este estilo consegue economizar na hora dos impressos. Fica a dica!

 

Logotipos Empilhados (Letterstacking)

Esses não são fáceis de fazer e é justamente aí que mora o segredo: o letterstacking focado em desafiar o público, por isso são frequentemente reservados a públicos com nichos específicos, como galerias por exemplo.

O letterstacking tem um enorme poder de engajamento pois ele desperta a curiosidade do público, que é convidado a decifrá-lo como se fosse um quebra-cabeças, dando ao espectador um ar de intelectualidade.

 

Logotipos em Espaço Negativo

Os logos em espaço negativo não são novidades, estão em diversos lugares pois são desafiadores (sem seres irritantes) e, acima de tudo, divertidos. Se utilizados corretamente, o resultado final é fantástico!

Veja o logo que criamos para nosso cliente, a Clínica Maternare, vemos claramente o perfil de uma criança entre os elementos. Não há nenhuma dificuldade na leitura do logo e atinge seu objetivo de forma leve e confortante.

 

Logotipos Cinéticos

O estilo desse logotipo é aceito por uns e nem tanto por outros. Isso por causa da sua capacidade de adaptação a cada evento, necessidade ou o que a marca julgar necessário.

Ela pode ser muito bem utilizada dependendo da comunicação que você queira passar ao seu público. É claro que antes de fazê-la, há um estudo prévio para saber se condiz com o objetivo da marca. Aqui vão alguns exemplos para você entender melhor suas aplicações.

Redesign da Oi

Outra vantagem dessa tendência de logotipo é que as variações podem transmitir diferentes emoções, como visto no caso da Oslo City Bike:

 

Logotipos Artesanais

Atualmente no mundo do Design, tem se utilizado bastante o flat no desenvolvimento de novos logotipos. Isso faz com que tenha uma brecha para se diferenciar no mercado, trazendo o velho e bom lettering de volta ao jogo.

O ponto fortíssimo dos logos artesanais está na transmissão de que houve um trabalho humano nele, o que é mais difícil de perceber nos logos comuns, que são feitos com figuras mais geométricas.

E esse toque humano será percebido como parte do espírito da empresa, diminuindo aquela percepção de “capitalistas famintos por dinheiro” (que é a grande mudança buscada pelo branding/marketing do século 21).

 

Logotipos em Degradê

Ano passado com o redesign do Instagram houve uma grande polêmica por parte dos designers. Mas fato é que os logos em degradê voltaram para ficar, e embora muita gente tenha discordado, já aceitamos e vemos com naturalidade os tantos outros que aparecem no dia a dia.

Com o mundo cada vez mais digital, tornou-se mais fácil sua aplicação. As vantagens do gradiente (bem-feito) é um ar de modernidade e “finalização especial”, o que é mais difícil de se perceber em um flat design.

 

Logotipos Shadow Breaks

Esse estilo com quebra de sombra estão se tornando mais populares por chamar atenção e trazer um realismo com seu efeito 3D.

 

Veja com o logo da Botanika parece brilhar graças a sombra, criando uma ilusão de óptica que é irresistível para os olhos.

 

Logotipos Animados

Os logos em motion estão se tornando cada vez mais populares devido as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube...) estarem priorizando cada vez mais os vídeos. O que pode se tornar um grande aliado para sua comunicação.

Além de uma questão de mídias sociais, a animação dá vida a marca e aumenta a empatia com seu público-alvo, que é um dos grandes objetivos na criação de um logotipo.

 

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