A Psicologia das Cores no Marketing

Reunimos as melhores dicas neste conteúdo, explicando seu significado, sua simbologia e de como o mercado faz uso dessas cores para reverter em resultados positivos em suas vendas.

A psicologia das cores é um estudo que contribui para que possamos interpretar como as cores afetam emoções e aguçam os sentidos de quem as percebe. Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.

Atualmente ela é muito importante no Marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma, estimulando ou dificultando a compra.

Estudos apontam que:

  • 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
  • 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
  • Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.

Pensando na importância do assunto, reunimos as melhores dicas neste conteúdo, explicando seu significado, a sua simbologia e de como mercado faz uso dessas cores (marcas, campanhas e filmes) para reverter em resultados positivos em suas vendas.

Dica 1: Saiba o significado de cada cor

Agora vamos abordar um pouco mais sobre o significado de cada cor e como eles podem melhorar os seus resultados.

Quando falamos de logotipos ou marcas já conhecidas no mercado, podemos perceber que as pessoas já estão acostumadas a ligar cores a determinados tipos de comportamento.

No mundo do marketing não é diferente. É importante entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa.

Significado da cor Vermelha

O vermelho é uma das cores mais utilizadas no marketing: ela se destaca do restante das cores, tem mais poder de convencimento e é usada para atrair a atenção.

Representa segurança.

Aumenta o ritmo cardíaco e cria uma necessidade de urgência, de perigo ou imediatismo.

Ativa, impulsiona e emociona.

É usado para estimular o apetite e favorecer as compras por impulso.

Ela representa o amor, mas também a agressividade.

Significado da cor Laranja

Trata-se de uma cor enérgica, que desperta o ânimo do usuário, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de consumidores.

Quando o laranja é aplicado no mundo do marketing, ele pode significar criatividade, alegria e confiança nas empresas.

De modo geral, podemos observar essa cor em marcas que querem retratar acessibilidade e espírito jovem.

Significado da cor Amarela

No marketing, o uso do amarelo é muito comum para chamar atenção para detalhamentos. Isso acontece porque a cor consegue chamar a atenção do cliente e fazê-lo se concentrar em detalhes específicos.

Se usado separadamente, a cor pode transmitir ideia de otimismo, uma vez que é considerada uma cor acolhedora.

Geralmente é usado para sinalizar situações onde é preciso ter cuidado e atenção.

E em muitos casos, ajuda na concentração de quem está dentro de um determinado ambiente, além de estimular o intelectual e sugerir animação.

Ilumina e estimula a criatividade.

Significado da cor Verde

O verde, como já imaginado, tem grande referência quando o assunto é natureza e meio ambiente. No entanto, seu significado não acaba por aí. Ele também é capaz de trazer outras sensações positivas, quando bem utilizada.

Em lojas, hospitais e centros de saúde para passar sensação de relaxamento e calma aos visitantes e pacientes.

Remete a saúde e tranquilidade.

Traz sensações de equilíbrio, harmonia e frescor ao ambiente.

Crescimento, vitalidade, abundância e natureza.

Para o mundo corporativo, o verde é capaz de trazer a sensação de coerência, sendo interessante em alguns momentos de negociação e relacionamento com o cliente.

Significado da cor Azul

O azul claro, assim como o verde, traz a sensação de higiene e frescor para o espectador.

Estimula a criatividade em um ambiente e transmitir a sensação de sucesso e conquista.

Já o azul escuro é mais comum em momentos corporativos, onde a sensação de poder e confiança são reforçadas pela sobriedade da cor. Tem como característica a capacidade de levar segurança e tranquilidade para as pessoas.

Significado da cor Roxa ou Violeta

Devido as sensações de nobreza, sabedoria, imaginação e criatividade, essa cor costuma ser usada em marcas de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar.

Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

Além disso, essa cor é capaz de transmitir a sensação de mistério e questões abstratas.

Significado da cor Marrom

Comumente conseguimos perceber o uso dessa cor em produtos orgânicos e coisas relacionadas à natureza, uma vez que proporciona sensação de estabilidade e de um produto rústico.

Essas características que remetem à confiança e elegância acabam implicando no uso da cor em empresas dos segmentos de design de interiores, pisos, móveis, empórios, lojas com produtos exclusivos e “gourmet”, etc.

Significado da cor Rosa

O rosa, assim como o azul, é dividido entre tons mais suaves e mais fortes. Ele tende a indicar delicadeza. Característico do universo feminino, também simboliza inocência, romantismo e proteção.

Já os tons mais intensos estão diretamente relacionados à modernidade e são comumente utilizados para despertar a atenção do público.

Ambos os tons podem ser encontrados em marcas femininas e infantis.

Além disso, podemos perceber o uso desses tons em lojas jovens e estabelecimentos que comercializam doces.

Significado da cor Branca

Uma das cores mais neutras da paleta, o branco é denominado como “cor pura”, sendo capaz de transmitir a sensação de tranquilidade, limpeza e organização.

Além disso, essa cor é capaz de ressaltar a luz das outras cores, quando combinadas. É uma das cores mais fáceis de ser combinada e desperta a sensação de harmonia e equilíbrio quando posta junto com outras cores mais intensas.

Significado da cor Preta

O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força.

Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada à medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.

Gera emoções fortes, é uma cor autoritária.

No mundo da moda é considerada elegante e sofisticada.

Dica 2: Como escolher e harmonizar cores

Alguns sites podem te ajudar a escolher paletas de cores harmônicas para seus projetos, mas aqui vai uma dica: combine cores complementares para destacar elementos de conversão.

No exemplo abaixo, destacamos o botão de conversão (call-to-action) com uma cor complementar à do fundo.

Amarelo e Roxo são cores complementares no disco cromático. Veja:

Ferramentas

Abaixo você confere uma ferramenta que pode te ajudar a escolher uma cor apropriada para as suas imagens:

Adobe Kuler

Esse site da Adobe fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para criar variações de até 5 cores por vez.

Você pode usar de composições Análogas, Monocromáticas, Tríades, Complementares, Compostas, Variações Tonais ou Personalizadas.

Outo site bacana também é o Paletton. Assim como o Kuler, ele permite que você encontre paletas prontas ou monte as suas com base em composições do disco cromático.

Para os fãs de gradiente o webgradients é bem interessante. Ele mostra o HEX de cada cor utilizada nos degrades, e ainda tem opção para copiar o CSS pronto para quem trabalha como web designer. Outra opção parecida que também vale a pena conferir é o uigradients.

Dica 3: As cores nos vídeos

Se o seu produto, serviço ou estratégia envolve a produção audiovisual, é interessante que você se atente às famosas Direção de Arte, Fotografia e Produção.

No vídeo a seguir, temos alguns exemplos de escolhas de paletas que contribuem para o significado da mensagem a ser transmitida:

Existe cor certa para o meu negócio?

Como você pôde observar no significado de cada uma das cores, elas têm o poder de comunicar os valores e objetivos de cada ação.

Toda a comunicação de uma empresa, desde a marca, apresentações, materiais publicitários, site, etc., precisa ser bem pensada. Uma vez que é fundamental ter coerência e transparência na mensagem que você pretende transmitir.

Pense sempre no público que deseja atingir e no significado de cada uma das cores e de como elas irão repercutir diante de cada situação. Ela tende a refletir a forma com que o seu público vai se comunicar com seu serviço ou produto? Isso pode ser um diferencial competitivo em alguns casos.

Agora que você já sabe a importância das cores no dia a dia e no marketing,  contrate uma agência de design para que ela utilize todo o potencial das cores para conquistar ainda mais seus clientes.

          

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Fontes: Viver de Blog e Marketing de Conteúdo.