Tendências em Logotipos para ficarmos de olho em 2017

Atente-se para as 6 tendências de logotipos do ano e aprimore ainda mais os seus futuros projetos.

Tudo no mundo passa por tendências – da moda à comida –, e é claro que isso inclui profissões como o design gráfico. Então atente-se para as 6 tendências de logotipos dos próximos anos e conecte-se aos seus clientes.

E não, não estou dizendo para você fazer um logotipo da maneira X só porque é uma tendência. Mas o fato é que há tendências de formas e traços que têm se sobressaído: alguns por sua beleza, outros pela simplicidade, ou até mesmo por serem muito mais ergonômicos.

 

1- Logotipos Monolinhas (MonoLines)

Os logotipos de monolinhas, ou de linhas finas, são uma maneira simples de transmitir sofisticação.

O especial do logo monoline é a clareza, já que seus traços são cleans, objetivos e acima de tudo: têm aquele feeling artesanal ideal para negócios diferenciados – como o exemplo do Mobile Café, que certamente se trata de comida gourmet.

A aplicação pode ser limitada, causando “emaranhados” de informações que se perderiam em algumas aplicações pequenas – como mobile. Além de tomar cuidado, vale uma dica: embora seja péssimo que detalhes se percam, o que importa é ter a certeza que o look geral não será perdido.

 

2- Logotipos Empilhados (Letterstacking)

Não é o formato mais comum devido a dificuldade em desenhar uma boa composição – afinal de contas, o letterstacking é uma tendência de logotipo que mais se parece um cartaz do que um logo! Mas é justamente da de sua complexidade que vem seu charme: o estilo é um desafio mental por si só, por isso ele se destaca em meios mais intelectuais como universidades e museus.

Se o teu público for mais “cabeça”, esse estilo de logotipo é ótimo pois seu público-alvo, que não resistirá ao desafio que é desvendar o “quebra-cabeças” que a sua marca representa. Isso sem contar que este é um maravilhoso exercício de tipografia (que pouca gente realmente domina).

 

3- Logotipos de Espaço Negativo (Negative Space)

Os logos com espaço negativo estão longe de ser novidade, mas entram na lista de tendência por continuarem sendo irresistíveis e terem altíssima capacidade de síntese.

Entre as vantagens dos logotipos de espaço negativo/minimalistas, você encontra

a possibilidade de transmitir dois ícones em um único logo sem causar qualquer incômodo e  a capacidade de fazer o seu público se sentir esperto por ter pescado as ideias escondidas.

 

É sempre bom que o seu logotipo passe uma única mensagem, mas esse estilo de logotipo é o único com a liberdade e capacidade de falar muito sem incomodar nem um pouco.

 

4- Logos em Sistemas (Ou Cinéticos)

Não adianta chorar, pois os sistemas de logotipos (os logotipos cinéticos) vieram para ficar. Os logotipos em sistemas são aqueles que são tão dinâmicos que mudam a vontade sem perder a sua identidade, como é o caso do logo da City of Melbourne:

Ao contrário do que alguns pensam, os logotipos cinéticos não violam as normas de um bom logo design: por mais que eles mudem, eles têm um padrão o qual os torna inconfundíveis – o que garante a pregnância da marca e, de quebra, ainda amplia a possibilidade aplicações.

 

5- Logotipos Flat

É a realidade: o flat design chegou para ficar.

E o motivo é claro: o flat design faz sucesso por ser extremamente direto e ergonômico.

Entre as vantagens do logos flat, temos:

- A clareza em transmitir uma única mensagem (sem margem para confusão);

- Muito menos dores de cabeça na hora da aplicação.

 

6- Logotipos Artesanais (Handmade)

Mais autorais que os logos monolines, os logos artesanais falam em nome da honestidade. Essas linhas deixam extremamente claro que alguém botou a mão na massa para produzi-las, e como consequência o público-alvo acreditará que essa dedicação também se refletirá no serviço da empresa.

Geralmente, é um estilo mais adotado para micro-negócios – mais diferenciados e gourmets –, já que esse estilo de logotipo passa um feeling artesanal (que é ideal para uma pequena cafeteria, por exemplo)!

O bom dessa tendência de logotipo é que ela reflete outra tendência: humanizar as empresas e o marketing.

Fonte: www.temporalcerebral.com.br

 

Se empolgou e quer dar vida ao logotipo do seu negócio? Entre em contato conosco!

Nosso e-mail: comunik@agenciacomunik.com.br