Tendências para Web Design para 2017

Confira algumas das maiores tendências do universo do web design para o ano de 2017

Todos os anos, modas desaparecem, outras aparecem, outras ainda continuam a progredir e cada uma delas contribui com seu pixel para a cara da web ser tal como nós a conhecemos.

É evidente que estas evoluções são fruto de alterações tecnológicas (o uso dos smartphones) ou gráficas (novas interfaces Microsoft, Apple, Google) e comportamentais (progressão da dependência nas redes sociais). No entanto, como veremos, são também a consequência indireta de um fator mais interessante ainda: refletem o estado de espírito em geral dos internautas.

Tendências Web Design 2017

O Flat Design revisado pelo Google
Quem pensa Web pensa Google. O gigante decidiu adotar uma nova linguagem visual que influencia progressivamente os nossos hábitos como consumidores virtuais: o Material Design. E qual o princípio? Um design que é, ao mesmo tempo, minimalista e multidimensional e que permite a cada um se orientar com a ajuda de ícones, profundidade, animações discretas e formas coloridas. Os usuários podem se beneficiar de ferramentas mais intuitivas e dinâmicas. E diga-se de passagem, este novo design permite unificar a experiências em todos os meios.
O Flat Design, amplamente divulgado pela Microsoft, já tinha aberto o caminho para um novo modo de reflexão sobre a usabilidade de sites, priorizando os ícones aos menus de navegação e pondo um fim à ideia de que a Web deveria se parecer com a vida real.

Resumindo toda esta história meio sombria: os ícones e blocos de cores vão continuar a se aperfeiçoar e os internautas vão continuar a economizar em cliques. Adicione a isto um toque de profundidade e de animação e terá todo o “material” para navegar no Material Design. O Google já disse: “Materializar”, então vamos materializar e pronto.

Flat Design


Cores tranquilizadoras: que felicidade
Este ano tem sido particularmente pesado em termos emocionais e os internautas parecem que estão procurando a esperança mais do que nunca. Por isso, não é nenhuma surpresa que as cores suaves assumam a liderança na Web. As cores preta e branca nunca saem de moda, mas simplesmente estão ficando ofuscadas pelos tons pastel (para os sites mais suaves) e pelos mais vivos (para os sites mais dinâmicos). A escolha da sua paleta de cores deve ser condizente com a escolha da atmosfera do seu site. Não hesite em provar que você é otimista e tem pensamento positivo.

A evolução do Long Scrolling
Certamente você já reparou que nestes últimos tempos, os sites estão visivelmente se alongando. Na gíria da internet, esta tendência se chama Long Scrolling. O objetivo: oferecer aos internautas uma navegação na vertical, similar à que é usada nos seus smartphones e nas redes sociais. Uma vez que nós, progressivamente, estamos nos tornando viciados na nossa rodinha (ou melhor dizendo na rodinha do mouse) e que seguimos nosso feed de notícias com o dedo indicador, é natural que os sites se atualizem para nos facilitar a vida.

Long Scrolling - Web Design

Animações: Design em movimento
Atenção, perigo! As animações podem levar seu design para um nível superior assim como também podem destruí-lo em um piscar de olhos. Por exemplo, se você incluir animação aos seus textos para que os mesmos apareçam sutilmente à medida que você vai rolando a página você ganha duas vezes: seu site fica dinâmico e suas mensagens vão naturalmente chamar a atenção. Em compensação, se você começar a usar animação exageradamente vai acabar por ter uma página na Web que mais parece um jogo de Candy Crush onde deu tudo errado. As animações são para ser usadas com moderação e bom gosto.

Split Screen: duas vezes mais prazeroso
A último do grupo e que parece ter uma dimensão maior a cada ano que passa é a tendência do Split Screen – traduzindo, tela dividida. Separando certas seções do seu site em duas partes mais ou menos simétricas é possível conjugar o conteúdo visual e textual com um charme bem peculiar. Com efeito, os textos embutidos em blocos de cor são mais legíveis e as imagens junto aos parágrafos ilustram o propósito de forma natural e agradável. Um dos objetivos do “long scrolling” ou “rolagem longa”, como já dissemos, é apresentar o máximo de informação (de forma concisa!) numa só página. Esta técnica veio adicionar um toque visual sofisticado e oferecer uma leitura mais agradável. Ao final, os visitantes forçosamente já foram conquistados. É dividir para melhor reinar.

Split Screen - Web Design

 

A Comunik está atenta a todas as tendências em Web Design.
Dá uma olhadinha em alguns dos sites desenvolvidos pela nossa equipe e entre em contato conosco!

Fonte: http://pt.wix.com/blog/